quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

IMPACTOS AMBIENTAIS DO CONSUMO







Muitos produtos que consumimos estão relacionados direto ou indiretamente a diversos impactos sociais, econômicos e ambientais – positivos e negativos – que afetam a vida de milhares de pessoas em muitos lugares. Esses impactos se dão de diferentes maneiras, mas muitas vezes, nem sequer percebemos!

O aumento no consumo de energia, água, minerais e elementos da biodiversidade vêm causando sérios problemas ambientais, como a poluição da água e do ar, a contaminação e o desgaste do solo, o desaparecimento de espécies animais e vegetais e as mudanças climáticas. Para tentar enfrentar estes problemas surgiram muitas propostas de política ambiental, como consumo verde, consciente, ético, responsável ou sustentável.

O início do século XXI está sendo marcado por profundas inovações que afetam nossas experiências de consumo, como a globalização, o desenvolvimento de novas tecnologias de comunicação, o comércio através da internet, a biotecnologia, o debate ambientalista etc.. Ao mesmo tempo, novos tipos de protestos e reações ao consumismo emergem, exigindo uma nova postura do consumidor.

As atividades humanas produzem impactos ambientais sobre o ar, a água de superfície ou subterrânea, o solo, o subsolo, a paisagem natural, o ambiente construído, o ambiente socioeconômico e cultural. Além disso, devemos considerar também os impactos no ambiente devido à ação produtiva por meio da indústria, da mineração ou da agricultura; a ação individual ou coletiva, pública e privada e a ação militar. 

Como exemplo, podemos citar: Um dos impactos ambientais da produção e consumo do papel é o desmatamento, a cobertura vegetal ajuda a preservar a capacidade de o solo absorver a água da chuva, evitando a desertificação. O desmatamento expõe o solo à ação da erosão, reduz a biodiversidade do planeta, aumenta CO2 e pode alterar clima.  

Os resultados dessas ações são facilmente perceptíveis ao longo de toda a biosfera. Esta interferência ocorre em diversos níveis, agindo diferentemente sobre os componentes ambientais: ar, solo, água e seres vivos. 

Os reflexos, geralmente desastrosos, podem ser observados, por exemplo, nas atividades agropecuárias e florestais, particularmente quando praticadas de forma extensiva causando profundas alterações na paisagem, em nível mundial. Nos sistemas urbanos, também são encontradas marcas profundas da intervenção humana. Os primeiros passos para uma grande mudança é consumir com consciência, e poder utilizar os recursos naturais de maneira sustentável.

Por: Wallace Sales Lana e Jedielson

12 comentários:

  1. Gostei muito. Nos ajudou a ver o quanto o lixo prejudica o meio ambiente.

    ResponderExcluir
  2. E um texto muito interessante que nos mostra os estragos que o lixo pode causa e o quanto ele e prejudicial para gente..

    ResponderExcluir
  3. Esse texto mostra que o problema do consumismo energia, água, minerais e elementos da biodiversidade vem se agravando no século XXI o mundo está globalizado e cada vez o mercado fica mais fácil para todos , gerando assim séries de problemas, desertificação,erosão, aumento do CO2 entre outros.
    Desde ai então veio programas ajudando para que este problema se ameniza,como
    consumo verde, consciente, ético, responsável ou sustentável.
    Este texto também educa pessoas que desperdiça , por mostrar todos os efeitos negativos que pode ocorrer e que está ocorrendo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obg thuĺio
      sua resposta mim ajudou muito
      a compreender melhor o assunto
      e fazer a tarefa rsrsrsrsrsr

      Excluir
  4. o texto nos enforma que devemos nos preucupar com a quantidade de lixo que no mundo.E se não tomamos cuidado, poderemos esta prejudicando o meio ambiente e a nos mesmo!

    ResponderExcluir
  5. É um texto que nos leva a entender o quanto uma ação pessoal pode levar uma consequência global na sociedade. Enquanto mais o ser humano , ou seja , a sociedade parar de se preocupar com o que faz ou com o que deixa de fazer esse problema irá se agravar mais e mais. Para que isso não acontece , devemos ter consciência de nossos atos e prestar mais atenção no que fazemos , no que compramos e no que consumimos.

    ResponderExcluir
  6. nesse texto nos aprendemos que todo produto produzido gera lixo e prejudica o meio ambiente tanto de forma direta quanto indireta

    ResponderExcluir
  7. Ai eu adorei, achei tudo de bom, ai que tudo !!!! fantastico, maravilhoso amei mt, lindosss !!!!!! adorooooo

    ResponderExcluir
  8. gostei pois e muito interressante e nos ajuda a entender melhor sobre o que o meio ambiente sofre

    ResponderExcluir
  9. ajudou a fazer o trabalho.

    ResponderExcluir
  10. Muito Bom ajudou a fazer a lição de casa kkkk

    ResponderExcluir
  11. Muito bom. Ajudou bastante na hora da redação

    ResponderExcluir