quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

COMPOSTAGEM


O que é a compostagem?

A compostagem é um processo de produção de composto fertilizante, ou húmus, através da decomposição natural em presença de oxigênio e com o auxílio de microorganismo da matéria orgânica como restos de comida, folhas de árvores, restos de poda, até jornal e restos de madeira, entre outros.

A compostagem é uma forma de diminuir a quantidade de resíduos gerada pela população e que vai para aterros ou mesmo lixões. Eliminando assim, os impactos causados no meio ambiente, uma vez que o produto da compostagem é totalmente benéfico para o solo.

O processo de compostagem é bastante simples e se constitui apenas no favorecimento do processo natural de decomposição da matéria orgânica. Para que haja esse favorecimento é necessário o controle de três fatores fundamentais: tipo e quantidade de matéria orgânica, água e ar.

O tempo de compostagem varia de algumas semanas a meses dependendo do tipo de matéria orgânica utilizada (quanto menor for o tamanho do material utilizado, mais rápido é o processo de decomposição; vale triturar os restos de comida e folhas).

Ao final do processo de compostagem já não será mais possível identificar os materiais que foram postos ali. Agora, toda a matéria orgânica já decomposta, terá o cheiro de terra, uma cor marrom escura ou preta e o aspecto esfarelado e homogêneo constituído um excelente adubo para qualquer cultivo, até melhor que os adubos químicos uma vez que não agride o meio ambiente e é orgânico.


Composteira:
É uma estrutura própria para o depósito e processamento do material orgânico. Geralmente as feitas em locais pequenos possui proteção feita com tijolos. Neste local é colocado o material orgânico e folhas secas, por cima do monte, para evitar o cheiro ruim.



Qual a vantagem deste processo?
Dá-se uma finalidade adequada para mais de 50% do lixo doméstico, ao mesmo tempo em que melhora a estrutura e aduba o solo, gera redução de herbicidas e pesticidas devido a presença de fungicidas naturais e microorganismos, e aumenta a retenção de água pelo solo.


Rafaela Ávila, Taine Araújo.

4 comentários:

  1. é um tema interessante. Nos mostra como aproveitar os restos de comida, diminuindo quantidade de resíduos gerado pela população.

    ResponderExcluir
  2. Esse texto mostra que mesmo com as pessoas não se conscientizando está tendo processos para ajudar o desmatamento do solo do planeta,a compostagem reduz todos os males que o lixo trás pro solo.E ainda é aproveitado como adubo natural assim ajudando o comercio e o solo por ser um adubo sem elementos químicos.

    ResponderExcluir
  3. O texto lido, nos fala que com a compostagem podemos aproveitar coisas que nao são mais uteis para nos.Fazendo com que a quantidade de resíduos seja diminuida.

    ResponderExcluir
  4. hoje em dia é difícil conseguir empréstimos para habitação. tanto o seu empréstimo hipotecário quanto o seu empréstimo hipotecário e a disponibilidade de empréstimos fáceis para uma casa está em plena floração. esses empréstimos são simples, sustentáveis, facilmente disponíveis, muito flexíveis e feitos sob medida para os proprietários. a melhor parte de tudo isso é que quase todos os empréstimos ou instituições financeiras oferecem empréstimos com taxas altas, mas o sr. pedro oferece uma taxa de empréstimo baixa a 2 em troca de tais empréstimos comerciais, pessoais, hipotecários e automóveis. você pode entrar em contato com o sr. pedro em pedroloanss@gmail.com e número de telefone do Whatsapp: + 1-863-231-0632

    ResponderExcluir