quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Debate


Debate - Consumismo


Hoje (18/10),debatemos na sala de aula, um assunto que, além de delicado, é muito polêmico, o CONSUMISMO, existem pessoas a favor e outras totalmente contra. Falamos também sobre as consequências que o consumo exagerado de produtos industrializados podem causar na natureza.
Como em todo debate, cada um exerceu a sua opinião, confesso que fiquei meio inseguro com o assunto pelo fato de não perceber se estou, ou não contribuindo para a consumismo. Lá, chegamos a uma conclusão de que a mídia/propaganda, é a principal fonte desses problema, cada vez que vemos um jogador famoso usando por exemplo: um desodorante que promete eliminar o suor, temos o desejo de tê-lo, só pra dizer que tem, as meninas também, quando vêem aquela modelo com aquele sapato lindo, corre para pedir a mãe para comprar, só para mostrar para as amigas. Mas, não estou falando que devem parar de comprar nada, estou apenas pedindo para refletirem um pouco sobre o assunto, pois devemos consumir apenas o necessário, assim continuamos com o nosso conforto, e contribuímos para o Meio Ambiente.

22 comentários:

  1. Pena que faltou muitas pessoas , mas mesmo assim deu para debater e interagir .

    ResponderExcluir
  2. Verdade, foi muito interessante, eu mesmo nao sabia que gastava 2L de agua so pra escovar meus dentes .

    ResponderExcluir
  3. eu não fui no dia..... nas mesmo assim agente escuta muito sobre este assunto o consumismo atraves de jornais revistas e campanhã

    ResponderExcluir
  4. Com esse debate eu fiquei muito informado, o consumismo e muito importante pois tem que saber economizar, se você não economizar vai fazer uma grande falta para você lá no futuro, tem que pensar muito sobre isso. A gente aprende coisas que não sabíamos sobre o desperdício.

    ResponderExcluir
  5. Considerando o alto numero de faltas , conseguimos fazer um ótimo debate que conseguiu informar e ate abrir os olhos de muitos. Como o aluno Matheus C. disse , este é um assunto muito delicado. Mas porque ? A resposta para esta pergunta pode ser dada da seguite forma: nós queremos ajudar o planeta , mas sem prejudicar nosso conforto. Com isso , muitos não sabem dividir isso de forma a beneficiar as duas partes. Assim , acabamos levando nosso conforto e esquecendo um pouco do meio ambiente. Contudo , gostei muito do debate.

    ResponderExcluir
  6. O debate promoveu a conscientização dos alunos mas também nós influenciou a levarmos esse assunto a nossa casa e a nossa família, apos o dia do debate, todos os meus atos com relação a esse assunto tiveram uma cautela maior, pois dentro da sala de aula eu já tive informações o suficiente para poder mudar os meus atos dentro da minha casa. E mudando primeiramente você e depois toda a nossa família e consequentemente toda uma sociedade, conseguiremos sim, viver em um mundo melhor. E tudo isso em apenas uma palestra :)

    ResponderExcluir
  7. Jedielson de souza gosmes7 de novembro de 2012 às 08:09

    Mesmo eu faltando a aula,deu para perceber que o caso do consumismo e muito serio.Como eu li deu pra ver que a muitas pessoas contra o consumismo,mas pelo outro lado tambem vimos que a muita pessoas a favor!Devemos nos preucupar em comprar apenas coisas que a necessidades,pois assim estaremos ajudando o meio ambiente!

    ResponderExcluir
  8. Temos que aprender a dar valor ao que realmente interessa, temos que aprender a consumir apenas o necessário para sobreviver e não consumir para nos sentirmos melhores que alguém.

    ResponderExcluir
  9. eu achei o debate muito interessante pois nele nos chegamos na seguinte conclusão de que o consumismo tem dois pontos um negativo e outro positivo

    ResponderExcluir
  10. foii mt boom debater sobre esse assunto na sala de aula
    e creioo que todos nós aprendemos mais um pouco sobre esse assuntoo !

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. achei muito interessante a professora dar este trabalho, percebi que devemos comprar ou utilizar coisas necessárias .

      Excluir
  12. O debate sobre o consumismo me fez perceber o quanto é um assunto importante e delicado, e que muitas vezes não damos importância, sempre queremos estar utilizando coisas atuais, e não nos damos conta que o planeta esta sendo prejudicado com tudo isso.

    ResponderExcluir
  13. O debate me fez entender que existe uma diferença entre Consumo e Consumismo,
    o consumo é o que temos necessidade e o consumismo é o que gastamos exageradamente,ser um Consumidor não é o problema, o problema é ser um Consumista. As pessoas querem ter cada vez mais mordomia e sendo assim o consumismo só vai aumentando, e não é nada bom para NOSSO planeta,
    infelizmente tenho que assumir que muitas vezes eu contribuindo para isso.

    ResponderExcluir
  14. Apesar de não estar presente no dia em que ocorreu o debate, achei interessante a iniciativa de discutir esse assunto, porque é uma realidade nos dias atuais e que precisa ser estudada. Entendo que nem sempre o consumo traz boas consequências, pois a compra exagerada acaba prejudicando o meio ambiente, comprometendo bastante a nossa qualidade de vida. Consumir é normal, o problema é o excesso de consumo, uma pessoa que não precisa daquele certo produto, compra por achar que é bonito e na maioria das vezes não é de utilidade nenhuma, e a conclusão disso é que estamos nos preocupando mais com o nosso conforto do que com o que realmente importa que é o planeta. De uma forma ou de outra todos somos "culpados".

    ResponderExcluir
  15. bom achei o debate muito bom,cada vez mais a gente aprende mais um pouco sobre assunto antes nao dava importancia a esses assuntos mas agora dou imporatancia,particulamente todos tem que se importar com o meio ambiente principalmente reciclando e preservando.consumir coisas q gostamos e bom mas tambem devemos preocupar com nosso planeta

    ResponderExcluir
  16. cada dia mais aprendo mais sobre esse assunto muitas pessoas consomem excessivamente e nao tem a importancia com o nosso planeta,todos nos devemos ter consiencia que podemos estar prejudicando nosso planeta,quase ninguem importa com o meio ambiente mas devemos importar ajuda e preservar cada dia mais

    ResponderExcluir
  17. Com o consumismo percebo cada dia a importância de cuidarmos do meio ambiente pois a cada dia agrava seus problemas ambientais, como desmatamento geração de lixo e também um fato muito importante o "Aquecimento Global e Efeito estufa", muito importante podermos diminuir gastos com coisas supérfluas gerar menos lixo que além de acarretar danos ao meio ambiente são prejudiciais a saúde.

    ResponderExcluir
  18. Acheei otimo por que agora paramos para pensar no que gastamos , antes nem percebemos o que gastavamos em vão .

    ResponderExcluir
  19. Achei que agora as pessoas passem a pemssar antes de sair comprando por diversao principalmente os ricos.

    ResponderExcluir
  20. Foi muito bom o debate. Nos ajudou a refletir o tanto que gastamos atoa, e que devemos consumir apenas o necessário, mas sem perder o conforto.

    ResponderExcluir
  21. hoje em dia é difícil conseguir empréstimos para habitação. tanto o seu empréstimo hipotecário quanto o seu empréstimo hipotecário e a disponibilidade de empréstimos fáceis para uma casa está em plena floração. esses empréstimos são simples, sustentáveis, facilmente disponíveis, muito flexíveis e feitos sob medida para os proprietários. a melhor parte de tudo isso é que quase todos os empréstimos ou instituições financeiras oferecem empréstimos com taxas altas, mas o sr. pedro oferece uma taxa de empréstimo baixa a 2 em troca de tais empréstimos comerciais, pessoais, hipotecários e automóveis. você pode entrar em contato com o sr. pedro em pedroloanss@gmail.com e número de telefone do Whatsapp: + 1-863-231-0632

    ResponderExcluir